quinta-feira, 5 de julho de 2012

Edson Ribeiro, que disputa em Vitória, gravou na Batista. Pastores e membros da denominação estão indignados




O que era para ser um culto de oração e louvor se transformou em dor de cabeça e aborrecimento para fiéis da Igreja Batista da Praia do Canto, em Vitória. Candidato à Prefeitura da Capital, o psicanalista Edson Ribeiro (PSDC) gravou uma série de depoimentos com membros da igreja, incluindo o pastor. O vídeo foi parar no YouTube, mas ninguém sabia que os elogios feitos a ele seriam utilizados com conotação eleitoral.

Durante sete minutos de gravação, Ribeiro aparece abraçando membros da igreja e perguntando: "O que você acha de Edson Ribeiro?". Olhando para a câmera, ele ouve os depoimentos. O vídeo, feito no último domingo, foi parar na internet na segunda-feira e causou rebuliço entre fiéis. Na abertura aparecem a marca do PSDC, o número do partido e a foto do candidato.

Revolta

"Não concordamos com a exibição de vídeos, com a exibição de vários de nossos membros no templo, feitos e exibidos
sem autorização" - Igreja Batista da Praia do Canto,em Nota Oficial

Cultos

"Tenho certeza de que 90% dos evangélicos vão votar comigo. Tenho boa relacão com várias igrejas e tenho ido a um culto por dia. Nada me impede disso" - Edson Ribeiro (PSDC), candidato a prefeito

"O Edson fez as filmagens sem informar as verdadeiras intenções e as está usando para se promover politicamente. A imagem em que apareço foi uma atitude educada, e não uma demonstração de intimidade. Não o recomendo como político", escreveu o pastor Uziel Carneiro, um dos pastores da igreja da Praia do Canto, no YouTube – onde o vídeo está.

A dentista Fernanda Nunes, que canta no coral da igreja, aparece ao fundo da gravação, durante uma apresentação musical. Apesar de nem depor em favor do candidato no vídeo, ela se revoltou: "Ele usou nossas imagens para fazer palanque. Ele só aparece na igreja de vez em quando, e, quando vai, apronta. É vergonhoso o que foi feito. Estou indignada".
foto: Reprodução/facebook
Ribeiro gravou depoimentos com membros de igrejas, incluindo pastores; o vídeo parou na internet, mas ninguém sabia que os elogios teriam conotação eleitoral
Elogios de sete minutos postados no YouTube

Repúdio


O episódio mexeu com a cúpula evangélica. A diretoria da congregação se reuniu ontem à tarde e divulgou nota em que afirma não concordar com a exibição do vídeo, "realizado sem autorização".

"A Diretoria da Igreja Batista da Praia do Canto lamenta profundamente que um culto realizado para louvor e glorificação de Deus tenha sido usado pelo senhor Edson Ribeiro para se autopromover. Não endossamos esse comportamento", diz trecho do texto divulgado.

A estratégia do candidato não se restringiu àquele templo. Em maio, ele foi à Igreja Evangélica Batista de Vitória e gravou, do mesmo modo, ao lado do pastor João Brito e da esposa dele, Marione. O casal diz que foi "usado". "Edson não tem o meu apoio como candidato. Ele não agiu de boa-fé, e quem vê o vídeo percebe que se tratou de manipulação", criticou Brito.

Ribeiro ainda diz: "Vídeo? Que vídeo?"


Apesar de aparecer nos vídeos divulgados na internet olhando para a câmera enquanto evangélicos tecem elogios a ele, o candidato Edson Ribeiro (PSDC), que pretende chegar à Prefeitura de Vitória, negou que tenha gravado os depoimentos com esse fim.

"Vídeo? Que vídeo? Nem sei se isso foi colocado no YouTube. Só gravo para saber a opinião dos meus amigos; é algo particular", disse ele, ontem à tarde, à reportagem.

Esse caráter "particular" é questionável, já que todas as gravações foram parar no site por divulgação oficial do PSDC. "O partido caminha comigo onde eu vou. Coloco até vídeos cozinhando. Vê lá, sou bom cozinheiro", ironizou Ribeiro. O candidato disse que frequenta cultos em diversas igrejas da Grande Vitória. "Vou a um culto por dia", informou.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que as pessoas que aparecem no vídeo e se sentem lesadas podem denunciar o material por meio do site tre-es.jus.br. Os vídeos serão investigados e Ribeiro pode responder por campanha eleitoral antecipada.

3 comentários:

António Je. Batalha disse...

Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

António Je. Batalha disse...

Minha irmã reparei que já sigo seu blog, se queizer deletar os comentários esteja á vontade. Bjinhos.

Mikaella disse...

Olá, Antonio. Fique na Paz. Esteja sempre à vontade para voltar aqui e externar sua opinião. Abraços em Jesus.

Curta nossa página no Facebook