quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma espécie de comissão...




A União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp) tem realizado convênios em que se compromete a pagar um percentual em dinheiro a igrejas que lhe indicarem universitários. Os alunos seriam inscritos na faculdade através do Financiamento Federal Estudantil (Fies), programa dos governos federal e estadual de financiamento do ensino que paga à faculdade uma parte do valor da mensalidade do aluno, devolvida por este ao governo somente após a formatura.
Deste valor recebido, a universidade repassa uma parte à igreja por cada aluno indicado por ela. Segundo o contrato, o repasse da Uniesp é um "dízimo em favor da construção da obra de Deus". A denúncia partiu da Folha de S. Paulo que obteve um dos contratos.

A instituição afirmou que os convênios com as igrejas, que também estão abertos a assembleias e congregações, existem para que seja criado um envolvimento com essas entidades, o que ajudará a chamar alunos de baixa renda.

Ainda de acordo com a Uniesp, 2 mil estudantes já foram matriculados com esse tipo de convênio. Dos 65 mil estudantes indicados por igrejas, 12,5 mil têm o Fies.

Segundo o convênio entre a Uniesp e as igrejas, estas devem indicar alunos apenas à instituição. Além disso, devem tentar incentivar a transferência de membros matriculados em outras faculdades para a Uniesp.

A Secretaria da Educação, ouvida pela publicação, informou que vai investigar o caso, pois o programa "não prevê terceirização de serviços nem repasse de recursos para entidades não credenciadas", o que caracteriza irregularidade.

Também o Ministério da Educação disse que investigará o manuseio que a escola faz das verbas do financiamento. A Caixa Econômica Federal, financiadora do programa, classificou a situação como "fraude".

A UNIESP administra 43 Faculdades no Estado de São Paulo, 2 no Estado do Rio de Janeiro e 1 no Estado de Tocantins.

0 comentários:

Curta nossa página no Facebook