domingo, 1 de abril de 2012
Desmascarando a doutrina do barulho e do fogo
Pr. Elder Sacal Cunha
Site Genizah
Gostaria hoje de esclarecer uma pergunta enviada pelo meu amigo e Presbítero Evaldo. Ele nos enviou a seguinte dúvida: “ Por que os crentes barulhentos se consideram pentecostais?”
Para responder essa pergunta, que por sinal é muito pertinente, lanço outra questão: O barulho é a marca de um cristão pentecostal?
Amigos e leitores, atualmente a marca que evidencia um cristão avivado está no estereótipo da pessoa e não mais na alma e no espírito. Por incrível que pareça, o quanto você mais berra, mais grita, mais se “esperneia”, caí no chão, dança no “espírito” (não sei em qual espírito), mais avivado e pentecostal você é!
A Palavra de Deus é tão clara quanto ao avivamento do Senhor. O avivamento não se caracteriza por aberrações, gritos, milagres, mudanças litúrgicas e etc.... Avivamento é muito mais que isso!
O verdadeiro avivamento é provocado pela Palavra de Deus e resulta na mudança de conduta da pessoa avivada. Tudo em sua vida se faz novo, todas as áreas de sua vida são afetadas e tão logo essa pessoa passa a desenvolver os frutos do Espírito. (Gálatas 5.22-23)
Notemos que os frutos do Espírito Santo são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Observe esses dois últimos frutos). Uma pessoa cheia do Espírito é mansa e possui domínio próprio sobre si, ou seja, não age por impulsos, por emoções, menos ainda por sensações e tem seu temperamento controlado pelo Espírito do Senhor.
Interessante essa “Teologia do Barulho” desenvolvida pelos Neopentecostais. Quem nunca ouviu o famoso jargão: “Pentecostal que não faz barulho está com defeito de fabricação”. Não sei qual a finalidade dessa frase, mas uma coisa é certa: Deus é não surdo!
Deus não é surdo e muito pelo contrário a sua Palavra diz que Ele conhece todos os nossos pensamentos, nossos intentos e nosso coração (Salmos 139), sendo assim não haveria necessidade de “berrar” ao ouvido de Deus, pois o Senhor não procura gritos e sim verdadeiros adoradores que é adorem em Espírito e em Verdade (João 4.24)
Uma coisa é certa essa Teologia do Barulho nada mais é que puro misticismo criado por “cristãos” que não conhecem a Deus e tão pouco a sua Palavra. Chamamos de misticismo o conjunto de normas e práticas que tem por objetivo alcançar uma comunhão direta com Deus. O problema é que quase sempre, os místicos são induzidos a prescindir da Bíblia e se basear apenas em suas experiências.
Efetuando uma exegese do derramamento do Espírito Santo em Atos 2, verifica-se uma ordem e que os sons estavam legíveis ao público em geral. Disse o médico e historiador Lucas: “E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um ouvia falar na sua própria língua”(AT 2.6)
Lucas destaca que ouve entendimento do que os discípulos de Cristo falavam, por parte dos viajantes que estavam em Jerusalém:”Todos os temos ouvido em nossas própria línguas falar das grandezas de Deus”(v.11). O versículo 13 diz que alguns zombaram do acontecimento, alegando que os discípulos estavam bêbados, isso significa que houve um barulho inelegível?
O versículo 13 indica que alguns não entenderam o agir do Espírito Santo, mas isso não significa um barulho rock-roll, verificado em muitas reuniões pentecostais, que mais se assemelham ao Maracanã em dia de clássico do que um genuíno culto cristão.
Paulo nos alerta em 1 Co 14.23:”Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura que estais loucos?
Paulo demonstra uma preocupação em todo o capítulo 14, que deve haver uma ordem na línguas e profecias no culto, a fim de que todos sejam edificados.
O barulho é característica do culto pentecostal?
a)O culto pentecostal é racional (Rm 12.2). O culto barulhento, não dá lugar a reflexão e meditação. b) O culto pentecostal tem ordem (1Co 14.40). Essa ordem não é de um cemitério, como dizia Apóstolo Paulo: os dons são exercidos com o propósito de edificar a igreja e não escandalizá-la. c) O principal propósito do culto pentecostal é glorificar a Deus e edificar a igreja (1Co 14.26). Um lugar onde o barulho reina, não há lugar para a Palavra de Deus e nem para a edificação do próximo por meio de palavras inteligíveis. d) Os dons espirituais, quando exercidos segundo as regras estabelecidas pela Palavra de Deus, não causam desordem ou bagunça (1Co 14.29-33); e) o culto pentecostal é dinâmico, mas há lugar para uma liturgia (1Co 14.26). O culto é feito por homens guiados pelo Espírito de Deus, porém o homem é que oferece o culto, seguindo assim uma ordem(liturgia).
Não podemos negar que a presença do Espírito Santo em nossas vidas abala nossa estrutura corporal. Não posso negar que muitas vezes me exalto quando estou pregando a Palavra do Senhor, entretanto tenho a convicção que Deus não olha a aparência e sim o coração do homem (1 Samuel 16.7)
Deixemos de lado as loucuras dos homens e tentemos compreender a loucura de Deus que é a sua Palavra. (1 Co 1.21) .
Marcadores:
falsos profetas,
neopentecostal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Curta nossa página no Facebook
Postagens populares
Tecnologia do Blogger.
Arquivo do blog
Notícias
Por Gospel+ - Gospel+ Noticias
4 comentários:
Honestamente, eu não desacredito da sinceridade e da honestidade de muitos cristãos em relação a esses movimentos. Não percebo nesses “moveres pentecostais” do nosso tempo um fenômeno bíblico, mas creio que muitas pessoas, em legítima ingenuidade, estão sinceramente equivocadas quanto à experiência do Pentecoste.
Creio que esse movimento que quer se passar por pentecoste não edifica, não transforma, não liberta, não orienta, não modifica, não sara, não converte ninguém. Fosse o contrário, não veríamos tantas pessoas nesses ajuntamentos pulando, rodando, sapateando, caindo, tremendo, cuspindo fogo… e depois, longe dos templos, falando mal umas das outras, invejando, mentindo, agindo com desonestidade, com grosseria, com arrogância… traindo, roubando (sim!), dando o calote nos seus credores, e por aí vai…
Claro, há exceções. Muitos cristãos “pentecostalistas” são fiéis ao bom testemunho do Senhor. Mas são uma minoria. E não foi esse “fogo” (estranho) que lhes transformou. Foi a Palavra de Deus! (João 15.3; 17.17; Salmos 119.9,105…)
Que o Senhor abra os olhos dos Seus filhos. Pois o nosso povo está perecendo por falta de conhecimento… (De conhecimento, não de fogo. Fogo já temos demais, e olha só em que estado o povo está… Falta mesmo é conhecimento!)
Elaine Cândida
Olá, Elaine. A Bíblia diz que estreita é a porta que leva a salvação. E muitos cristãos, sejam pentecostais ou tradicionais, estão buscando uma forma de alargar o caminho e por isso vão atrás de outros conceitos não bíblicos. Enfim, temos que orar e pedir a Deus para quebrar os corações. Boa semana para você e fique com Jesus.
Mikaella, Tú és uma "bença" rsrrs...Que Deus continue te abençoando ricamente e dando sabedoria para instuir os incautos... Leio muito teu Blog... (Edimar)
Olá, Edmar. Obrigada pela visita. Que Deus te abençoe.
Postar um comentário